Atividades e Eventos
Conheça nossas atividades e eventos
Work-shop intensivo/ Programa de Enfrentamento ao câncer.
– Aula 1. Abertura do Programa/ Inventário da vida Pessoal.
– Aula 2: Dando um sentido para o Câncer.
– Aula 3. Hábitos de Vida e Câncer/ Meditação como Ferramenta de Cura.
– Aula 4. A importância da Religião para o Enfrentamento /
– Aula 5 Conversando sobre a Morte/ Comunicação Não Violenta.
– Aula 6. Medos e o Câncer.
– Aula 7. Caridade e seus benefícios.
– Aula 8: Encerramento.
Aplicação de questionários aos pacientes em tratamento.
Segue exemplo do questionário aplicado: “Acreditamos que por trás de uma doença existe uma história. Que emoções e conhecimentos você tem para compartilhar com o mundo? Queremos aprofundar e explorar as relações humanas através da troca. Esse questionário é uma maneira despretensiosa de conhecermos mais sobre você e sua vida além de estimulá-lo na busca do autoconhecimento, propósitos e legado”
Reflexões pessoais
- Quem é você? Como você se define?
- Qual o princípio/propósito que te direciona na vida? Qual os valores que mais admira?
- Qual o drama de sua vida? O que aprendeu com ele?
- Qual seu maior sonho? Como realiza-lo?
- Qual o momento mais feliz de sua vida?
- O que mais de mais bonito presenciou na vida?
- Quais são suas fontes de energia?
Reflexões sobre o mundo
- Qual o seu papel no mundo?
- O que está acontecendo com o mundo?
- Como construir um mundo melhor?
- Onde, no seu ambiente, você presencia um mundo que funciona?
Informações pessoais
- Qual a trilha sonora/ música que mais te emociona?
- Qual a frase/texto/poesia que mais gosta?
- Qual o filme que te toca na alma?
- Quais são suas habilidades? Consegue executá-las ultimamente?
Palestras com temas que abordam enriquecimento pessoal, autoconhecimento e aprimoramento de relações humanas.
Palestras institucionais realizadas em 2018
- “Mindfulness e a importância da plena atenção na saúde física e mental” – Carla Fragomeni, psicóloga clínica e instrutora de mindfulness (atenção plena).
- “Identidade e inteligência emocional”- Ivan Castro, desenvolvedor do método MIDE – Múltiplas Inteligências e Desenvolvimento Emocional.
- “Por que os seus projetos de vida podem transformar o mundo?” – Jaime Araujo, fundador do método MeF (Meu Planejamento Futuro)
- “Comunicação não violenta”- Thays Rettore e Amanda Caldas, médicas e facilitadoras de CNV
Palestras institucionais realizadas e programadas para 2019
- “Reflexões sobre o Viver e Morrer” – Evento realizado no dia 20/03/2019- Eduardo de Figueiredo Vissotto, oncologista clínico do Centro de Oncologia Clínica
- “Ciência e Espiritualidade de mãos dadas” – Evento realizado em para 10/07/2019- Eduardo de Figueiredo Vissotto, oncologista clínico do Centro de Oncologia Clínica, Dr Elibio Rech (pesquisador de biotecnologia da Embrapa, membro da Academia Brasileira de Ciências), Gabriel Machado Leite oncologista clínico do Centro de Oncologia Clínica e Frei Vicente ( Paroco da igreja Santo Antonio).
- “Caridade e saúde de mãos dadas: Uma visão prática e científica”- Evento programado para 26/09/2019. Gabriel Machado Leite– oncologista clínico do Centro de Oncologia Clínica,Liliana Mesquita Andrade- Anestesiologista e Médica sem Fronteiras, Juliana Souza Batista- Gerente Executiva ABRACE e fundadora do Intervenções de Circo Social.
- “O que o cinema pode nos ensinar sobre doenças, vida e a morte?” Data a definir.
Programa de resiliência para médicos residentes em oncologia
A incidência do câncer está aumentando globalmente com uma necessidade crescente de oncologistas. As demandas associadas ao atendimento de pacientes com câncer, a rápida evolução científica da área com exigência de atualizações frequentes , coloca múltiplos desafios, incluindo o risco da Síndrome de Esgotamento (Burn Out). Pesquisas mostram que a prevalência de burnout em oncologistas em todo o mundo é extremamente significativa. Existe uma preocupação crescente de que o burnout tenha impacto negativo no bem-estar dos oncologistas e seus pacientes. Muito se tem discutido a respeito do tema, as causas envolvidas e soluções propostas. Talvez a principal delas seja estimular resiliência aos profissionais, através de programas executados e sugeridos pela ASCO (Associação Americana Oncologia Clínica) e ESMO (Sociedade Européia de Oncologia Clínica)
A residência médica é um programa de pós graduação para treinamento de médicos especialistas. No Brasil, a maioria dos programas possui um formato intensivo, com cargas horárias exaustivas, ambiente de pressão e cobrança por vezes prejudicial a saúde física e mental dos médicos.
No programa de oncologia clínica, os jovens médicos e futuros oncologistas são desafiados a lidar com uma rotina de alta carga emocional, seja por pacientes clinicamente complexos, histórias carregadas de emoções, comunicações difíceis incluindo vida e morte e contato frequente com pacientes em fase final de vida.
Atuar com medidas preventivas nesta fase de treinamento, torna-se fundamental para preparar os futuros especialistas não apenas tecnicamente, mas também emocionalmente para lidar com os inevitáveis desafios inerentes a futura vida profissional.
Objetivos
Criar com espaço e momento de troca entre profissionais envolvidos com o cuidado do paciente oncológico e residentes em oncologia clínica, onde se permita compartilhar emoções negativas e positivas do dia-a-dia e discutir ferramentas para aprimoramento pessoal e profissional nas relações humanas.
Público alvo
Médicos residentes em oncologia clínica do primeiro ao terceiro ano em Brasília (Hospital Santa Lucia, HUB, SES-DF)
Métodos
Encontros bimestrais com tempo de 1 hora ( a ser considerada carga horária do programa) onde os médicos residentes poderão compartilhar situações do dia a dia que forem estressantes/desafiadores ou prazerosas e trocar experiencia e valores com titulares tutores. A cada encontro iremos discutir um pouco de ferramentas também indicadas para combater burn-out (mindfulness, comunicação não violenta, salutogênese, inteligência emocional, espiritualidade, etc…) Eventualmente convidaremos outros profissionais para enriquecer nossos encontros
Referências
1.Shanafelt TD, Dyrbye LN, West CP. JAMA. 2017;317:901-2.
2.Shanafelt TD, Raymond M, Horn L, et al. J Clin Oncol. 2014;32:2991-7.
3.Hlubocky FJ, Back AL, Shanafelt TD. Am Soc Clin Oncol Educ Book. 2016;35:271-9.
4.Killgore WD, Killgore DB, Day LM, et al. Sleep. 2007;30:345-52.
5.Nedrow A, Steckler NA, Hardman J. Fam Pract Manag. 2013;20:25-30.
6.American Medical Association. AMA Ed Hub. “Professional Well-Being.”
7.Krasner MS, Epstein RM, Beckman H, et al. JAMA. 2009;302:1284-93.
8.Ludwig DS, Kabat-Zinn J. JAMA. 2008;300:1350-2.